Terça, 19 de fevereiro de 2019
19 99746-0072
Geral

13/02/2019 ás 14h48

1.382

Editorial

Avaré / SP

Avaré cidade do verde, da água e do sol! Será? Avaré, cidade jardim! Será? Avaré, estância turística! Será?
Coluna do Fausto Melo
Avaré cidade do verde, da água e do sol! Será? Avaré, cidade jardim! Será? Avaré, estância turística! Será?

Temos todos esses títulos pomposos e que enchiam de orgulho os avareenses, mas aos poucos, pelo descaso das autoridades, pela falta de projetos consistentes e sérios, pela falta de consciência também de muitos avareenses, que emporcalham a cidade, que destroem as poucas árvores existentes, aliado a um governo que não mostra e não tem nenhum projeto sério nesses setores, nossa outrora bela urbe padece e caminha para perder tudo isso!


Vem um gestor e resolve fazer um terminal horrível no meio de uma avenida que poderia e deveria ser uma via expressa, vem outro e constrói um lanchodromo horrível numa das praças mais belas do Brasil, tirando suas características arquitetônicas originais, vem outro e coloca uns arcos feios e indecentes numa poluição visual sem tamanho, somando-se a isso as fachadas poluidoras das lojas! Constroem praças e não plantam árvores nas praças!


Um faz projeto de recuperação do mercadão central e seu entorno, aliás, diga-se de passagem, belo projeto, daí vem outro gestor anula aquele e faz outro!


Estância turística que não cuida direito de seus resíduos orgânicos e sólidos, não cuida do balneário Costa Azul, onde deveria ser uma praça virou depósito de lixo a céu aberto! Não tem eco pontos para descartes de entulhos, não tem coleta seletiva organizada!Não tem um centímetro de Ecovias (para quem não sabe faixas de segurança para pedalar por lazer e a trabalho, para caminhadas e corridas), poderiam ser aproveitados os canteiros largos de algumas avenidas para isso!


Não tem projeto para arborização urbana, projeto que envolva a comunidade escolar, associações de classes, moradores, igrejas, onde a prefeitura orientaria os cidadãos sobre plantios corretos e até forneceria mudas! Quando se corta uma árvore por necessidade não existe fiscalização para o replantio! Cortam e cortam e fica por isso mesmo!


Não tem projeto de recuperação de nascentes e matas ciliares! Não tem projetos para o Parque ecológico Therezinha de Freitas que há anos só existe no papel


Parece-me que o gestor tem prazer em deixar a cidade feia e com ares de abandono! Não vejo nenhum projeto para o turismo na cidade no seu perímetro urbano e nem na represa, no turismo rural, nas cachoeiras e nas montanhas do município! Nada se faz! Parece que todos estão deitados em berço esplêndido como diz nosso hino pátrio, deitados eternamente, esperando o que não sei!


E tenho que falar de nossa vizinha e progressista Botucatu, não tem como eu não deixar de falar e comparar!


Botucatu nos passou a perna em todos os setores, tinha que passar mesmo, lá tem gestores sérios e comprometidos com a cidade, com o bem-estar dos cidadãos e dos visitantes!


Cidade que leva a sério a gestão urbana, progressista, arejada, bem cuidada, limpa, organizada, com serviços de saúde excelentes, arborizada, belas praças e parques bem cuidados! E com as Ecovias!


Agora pleiteia o título de Estância Turística, que virá sim e mais uma vez com certeza novamente passará a perna em nós! Aliás, já existem vário projetos em ação utilizando o potencial turístico da cidade e do município! Parabéns Botucatu!


Espero que algum gestor no futuro ame nossa cidade e faça o que tem que ser feito, com urgência, ou ficaremos sempre para trás, igual caranguejo!


 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Coluna do Fausto Melo

Coluna do Fausto Melo

Blog/coluna
Temas variados
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium