50ª edição

Polícia Civil orienta sobre prevenção de furto e roubo durante a Emapa

Segundo o delegado seccional de Polícia de Avaré, Rubens César Garcia Jorge, a Polícia Civil está 24 horas por dia a serviço da população, que não só pode como deve procurar o Plantão Policial ou acessar a Delegacia Eletrônica para registrar B.O.

06/12/2018 14h32Atualizado há 5 meses
Por: A Estância
298

Desde o último sábado, dia 1/12, o “Parque Fernando Cruz Pimentel” sedia a 50ª edição da Exposição Municipal Agropecuária de Avaré (EMAPA), evento que tradicionalmente atrai milhares de moradores locais, da região e até mesmo de outros Estados, que vêm para o município para ver shows de artistas de renome nacional. Na sexta-feira, sábado e domingo, dias 7,8 e 9, as atrações serão, respectivamente, a dupla Zezé di Camargo & Luciano, o cantor e compositor Gusttavo Lima e a cantora Marília Mendonça, todos do gênero sertanejo popular.

Com a aglomeração de pessoas em torno de um único ambiente, no caso, a área especificamente destinada para as apresentações musicais, torna-se grande também a preocupação das autoridades com a segurança desse público, que em sua maioria fica à mercê de pessoas que vão a esses ambientes para cometer crimes, em especial furto e roubo de telefones celulares.

Segundo o delegado seccional de Polícia de Avaré, Rubens César Garcia Jorge, a Polícia Civil está 24 horas por dia a serviço da população, que não só pode como deve procurar o Plantão Policial ou acessar a Delegacia Eletrônica para registrar boletins de ocorrência. Entretanto, a adoção de alguns cuidados simples pode prevenir transtornos para o cidadão de bem.

Um dos primeiros conselhos nesses casos é evitar ir sozinho para os shows. Também é sensato não deixar o celular visível, seja nas mãos ou em bolsos, enquanto assiste a apresentação.  Isso pode chamar a atenção do criminoso, que quase sempre age acompanhado. “No mês de novembro, só em Avaré, que é a sede da Seccional, foram registrados 14 furtos de aparelhos celulares. É um dos objetos de consumo mais visados por ladrões e receptadores atualmente, em razão do lucro ofertado pelo comércio paralelo, portanto, todo cuidado é pouco”, orientou Rubens.

Outra orientação importante, segundo o delegado seccional, é não deixar à vista no banco ou painel do carro, celular ou qualquer outro objeto de valor. Esse tipo de conduta facilita a ação delituosa, uma vez que os veículos, em casos de grandes eventos, ficam geralmente estacionados longe de onde os proprietários estão e, nem sempre, sob a vigilância da segurança particular contratada para esse fim (leia mais orientações nessa página).

Dicas gerais de Segurança para o público

1 – Nos shows, evite usar jóias ou outros objetos de valor;

2 – Leve pouco dinheiro em espécie e evite notas de grande valor; dê preferência ao uso de cartão para pagar despesas, mantendo-o sempre no bolso da frente;

3 – A bolsa deve ser evitada, mas se levá-la, use-a na parte da frente do corpo;

4 – Sempre guarde o celular no bolso da frente e evite fazer fotos com aglomeração de pessoas;

5 – Desconfie sempre de esbarrões e empurrões; se acontecer, verifique imediatamente se os seus pertences (celular, relógio, dinheiro, etc) ainda estão com você;

6 – Ao estacionar seu veículo tome cuidado. Não pare em locais mal iluminados e isolados; também não deixe objetos visíveis no interior dos carros;

7 – Fique atento com desconhecidos que se aproximam; Se estiver sendo incomodado afaste-se e se persistir informe os seguranças do evento ou a Polícia;

8 – Não abuse do álcool; se beber, não dirija;

9 – Evite pegar carona com estranhos; Avise um familiar ou amigo próximo onde você vai estar, circunstância que facilitará o contato em caso de emergência;

10 – Preste atenção ao que acontece à sua volta. O uso de celulares pode causar a sua distração e facilitar a ação de marginais.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários