Quarta, 19 de dezembro de 2018
19 99746-0072
Cultura

14/11/2018 ás 15h18

101

A Estância

Avaré / SP

Casa une artistas e artesãos de Avaré há 32 anos
Casa de Artes e Artesanato “Floriza Souto Fernandes”
Casa une artistas e artesãos de Avaré há 32 anos

Aberta pela Prefeitura em setembro de 1986, a Casa de Artes e Artesanato surgiu, na época, graças ao empenho de um grupo de ativistas culturais, sob a liderança da voluntária Floriza Souto Fernandes, cujo nome foi merecidamente dado em 2003 a essa repartição municipal que atualmente reúne 82 artesãos residentes em Avaré.


“Estamos abertos a receber quem mora aqui e faz produtos artesanais”, avisa Adriana Barreto Gonçalves, que desde 1999 dirige as atividades da casa, instalada no Centro Cultural Esther Pires Novaes, na área central da cidade.


Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 e aos sábados, das 9h às 15, no local visitantes encontram uma variedade de produtos típicos da cidade. O atendimento para grupos de turistas é feito pelos hotéis com agendamento prévio.


Periodicamente a Casa de Artes e Artesanato promove e oferece diversos cursos ao público, como corte e costura, pintura em tela, tecido e madeira, decoupagem, crochê, tricô, bordados do tempo da vovó, macramê etc. Atualmente estão ali ministrando cursos, Waldir Bronson, Therezinha Rodrigues e Neuza Ferrari.


Além disso, a sua equipe promove eventos que integram o calendário cultural, como o Chá dos Artistas (realizado trimestralmente para prestigiar quem se dedica às artes), o Encontro de Artesãos (a cada quatro meses), o Encontro de Ceramistas e o Café com Amigos, feito para comemorar o aniversário da Casa, em setembro.


 


 


Para o Natal Espetacular


Outro costume que envolve os artesãos e artistas locais é a celebração do Natal. Este ano, o artista plástico F. Tegani, a exemplo de anos anteriores, está trabalhando voluntariamente na confecção dos personagens do presépio em tamanho natural.


“Agradecemos quem já ajudou e continuamos contando com a cooperação da comunidade para juntos prepararmos o Natal Espetacular”, destaca Vera Lúcia Takeda Clemente, presidente da Casa de Artes e Artesanato. No local vem sendo feita a coleta de garrafas pet para executar os enfeites artesanais que vão ornamentar a cidade. A iniciativa conta com o apoio das Secretarias de Cultura e de Turismo e do Fundo Social de Solidariedade.


 


Serviço


Casa de Artes e Artesanato “Floriza Souto Fernandes”


Rua Rio Grande do Sul, 1793 – Centro


Telefone (14) 3711-2586

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium