Quinta, 15 de novembro de 2018
19 99746-0072
Esportes

25/10/2018 ás 14h42

92

A Estância

Avaré / SP

Bem-Estar Animal foi assegurado por mais de 100 profissionais em evento do Quarto de Milha no PR
Uma equipe de médicos veterinários esteve 24 horas de plantão durante os oito dias de competições, que receberam mais de 2,3 mil cavalos, em Londrina
Bem-Estar Animal foi assegurado por mais de 100 profissionais em evento do Quarto de Milha no PR

A ABQM – Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – segue rigorosos padrões na organização de seus eventos esportivos. Todos os equinos e bovinos que participaram das provas do 39º Potro do Futuro, 12ª Copa dos Campeões, 4º Derby e 1º Juvenil, uma das maiores competições equestres do país, foram respaldados pelo Manual de Organização de Eventos do Cavalo Quarto de Milha e pelo Regulamento de Bem-Estar Animal em Competições Equestres, reconhecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).


 


As provas contaram com a presença de 25 juízes oficiais, sendo três deles americanos e dois responsáveis, exclusivamente, pelo Bem-Estar Animal. “Com o apoio de 15 estagiários de juízes, eles fizeram um trabalho especializado de avaliação e conscientização das equipes de manejo e organização, além de terem fiscalizado e orientado os competidores. Tivemos ainda uma equipe de três médicos veterinários e outros 15 estagiários, que estiveram 24 horas de plantão nos oito dias de evento, realizando atendimentos gratuitos”, assegurou Cicinho Varejão, presidente da ABQM.


 


40 funcionários responsáveis pelo manejo e dois responsáveis técnicos homologados pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) também estiveram presentes. “Os cuidados se iniciavam no desembarque dos cavalos, os quais eram identificados através de leitura de microchip e conferência de documentação sanitária. Em seguida eles eram encaminhados às baias. No total, foram montados 2,2 mil espaços no parque”, afirmou Juliana Magalhães, Superintendente Técnica da Associação.


 


Nas provas, a cada apresentação, os juízes oficiais conferiam individualmente os cavalos para assegurar sua integridade física e segurança. Os cuidados também foram destinadas aos bovinos utilizados nas modalidades de trabalho. Todos eles passaram por avaliação no desembarque e no decorrer das competições por inspeções, realizadas antes e depois de cada prova. “Nós também fornecemos para o gado água à vontade, silagem, ração e feno”, garantiu Leonardo Feitosa, juiz de Bem-Estar Animal da Associação.


 


O Evento


 


As competições do 39º Potro do Futuro, 12ª Copa dos Campeões, 4º Derby e 1º Juvenil foram realizadas de 14 a 21 de outubro, no Parque Ney Braga, em Londrina (PR). Milhares de pessoas passaram diariamente pelo evento, que apurou 7.342 inscrições para 19 modalidades esportivas, disputadas em quatro arenas. Segundo o Departamento de Esportes da ABQM, mais de 2,3 mil cavalos e 1,3 mil atletas buscaram em pista prêmios que totalizaram mais de R$ 1 milhão, além de 1,5 mil troféus e fivelas.


 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium