Terça, 11 de dezembro de 2018
19 99746-0072
Cidades

23/08/2018 ás 13h28

712

A Estância

Avaré / SP

CTG Brasil comemora Dia do Paranapanema com soltura de 100 mil peixes
A ação acontece no reservatório da hidrelétrica Jurumirim, no município de Paranapanema (SP), cujo nome já é uma homenagem ao rio, que é o mais importante da região.
CTG Brasil comemora Dia do Paranapanema com soltura de 100 mil peixes

O Dia do Rio Paranapanema, 27 de agosto, será comemorado pela CTG Brasil com a soltura de 100 mil peixes das espécies lambari e curimbatá. A ação acontece no reservatório da hidrelétrica Jurumirim, no município de Paranapanema (SP), cujo nome já é uma homenagem ao rio, que é o mais importante da região. 


    


Técnicos da área de Meio Ambiente da CTG Brasil farão uma palestra sobre a reprodução de peixes em cativeiro e a importância do repovoamento do Rio Paranapanema para alunos de escolas municipais. Depois, cerca de 100 crianças acompanharão a soltura dos alevinos na natureza.


 


A ação faz parte de uma programação mais ampla. De 24 de agosto a 11 de setembro, a CTG Brasil – que administra oito hidrelétricas na região por meio da Rio Paranapanema Energia – vai soltar 285 mil peixes nos reservatórios das hidrelétricas Jurumirim, Salto Grande, Chavantes, Taquaruçu e Rosana.


 


O biólogo e coordenador do programa de manejo pesqueiro da empresa, Norberto Vianna, explica que, a cada ano são soltos 1,5 milhão de peixes de espécies nativas nos oito reservatórios do Rio Paranapanema. “A partir dos locais de soltura, os peixes se deslocam pelos reservatórios e afluentes, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e ampliação do estoque pesqueiro na Bacia do Paranapanema.”


 


De acordo com o biólogo, as espécies trabalhadas são importantes para os ecossistemas e têm valor econômico e cultural para as comunidades ribeirinhas. Além de lambaris e curimbatás, o programa utiliza pacus, piau-três-pintas, piracanjubas, piaparas e dourados. Os peixes para repovoamento são produzidos na Estação de Piscicultura da empresa localizada em Salto Grande (SP), às margens do Rio Paranapanema.


 


Produção de alevinos


A CTG Brasil produz os alevinos utilizados nas ações de repovoamento dos reservatórios de suas das hidrelétricas, tanto no Rio Paranapanema, quanto no Rio Paraná. Na Usina Salto Grande, às margens do Rio Paranapanema, a empresa possui uma estação de piscicultura onde são realizadas as pesquisas e produzidos, por ano, 3,6 milhões de peixes de espécies nativas que abastecem seu programa de manejo pesqueiro. As ações de soltura, ao longo do ano, contemplam o Rio Paranapanema com 1,5 milhão de novos peixes e o Rio Paraná com 2,1 milhões. Por meio do Programa de Visitas, a CTG Brasil recebe estudantes na estação de piscicultura. Escolas interessadas devem realizar o agendamento prévio pelo e-mail [email protected].


 


Rio Paranapanema


O Dia do Rio Paranapanema é celebrado em 27 de agosto. A data foi instituída em 1999, por meio da Lei Estadual 10.488, pelo então governador Mário Covas. Com 930 quilômetros de extensão, o Paranapanema é um grande rio de águas limpas. Em seu curso acidentado, com um desnível próximo de 600 metros, as quedas foram aproveitadas para a geração de energia elétrica desde a pequena usina Paranapanema, implantada em 1936.



Mas foi a partir da usina Salto Grande que o Paranapanema confirmaria sua vocação de mover turbinas e alavancar o progresso. Arrojado e de repercussão nacional, o projeto inicial para a aproveitamento hidrelétrico do Rio Paranapanema previa a construção das usinas hidrelétricas: Salto Grande (inaugurada em 1958), Jurumirim (inaugurada em 1962), Chavantes (em 1970) e Capivara (1977).


 


Hoje são 11 hidrelétricas dispostas ao longo de seu curso, oito delas operadas pela Rio Paranapanema Energia, uma empresa da CTG Brasil.Essas oito usinas geraram, em 2017, 1.536 MW médios - suficientes para abastecer quase 5 milhões de famílias ou 20 milhões de habitantes.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium