domingo, 22 de julho de 2018
19 99746-0072
Educação

07/07/2018 ás 15h25

196

A Estância

Avaré / SP

Prefeitura ainda não regularizou transferência de terreno para construção da Fatec
No atual governo de Jô Silvestre, que já dura 19 meses, até agora nada foi cogitado por parte do Executivo e nem tão pouco pelos vereadores da base, que em momento algum se pronunciaram em prol da Fatec.
Prefeitura ainda não regularizou transferência de terreno para construção da Fatec

Passados quatro meses desde que o Jornal A Comarca trouxe a notícia sobre as obras de construção da Faculdade de Tecnologia de Avaré, a Fatec, as coisas ainda continuam no papel bem como o jogo de empurra entre a Prefeitura e o Centro Paula Souza (CPS), autarquia que administra as escolas e faculdades técnicas espalhadas por todo estado.


Em meados de março deste ano, a assessoria do Centro Paula Souza informou que a instituição estava no aguardo que a Prefeitura de Avaré se manifestasse para dar andamento ao processo de implantação da Fatec na cidade. Por outro lado, a Secretaria de Comunicação rebateu a autarquia dizendo que a área localizada no Bairro do Camargo continuava disponível para a construção da Fatec, e o que estaria faltando era somente o início das obras por parte do Governo do Estado. “Na última consulta feita pelo Departamento de Convênios da Prefeitura (Decon), a obra estava em fase de licitação para contratação da empresa que vai realizar as obras. A expectativa da Prefeitura é que as obras tenham início ainda em 2018”, dizia a nota da Secom.


TRANSFERÊNCIA - Esta semana o Jornal A Comarca voltou a questionar o Centro Paula Souza (CPS) quanto ao início das obras da Fatec, e a resposta mais uma vez foi taxativa: “A Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza informa que a instituição aguarda tratativas do processo de transferência de terreno da Prefeitura”, diz a nota assinada pela Assessoria.


Já a Prefeitura não deu o seu posicionamento quanto à questão, em virtude do secretário de Comunicação Josená Bijolada de Araújo, o Zena, encontrar-se de férias e nenhum responsável teria sido deixado em seu lugar para comentar o assunto. 


RISCO DE PERDA - Embora nada se comente sobre a possibilidade de Avaré perder a Fatec, existe pelo menos um caso, o da cidade de Barretos, aonde o CPS chegou a suspender a instalação de uma unidade porque não houve evolução nas tratativas ou novos contratos sobre o andamento do processo. Em ofício assinado pela superintendente da autarquia, Laura Laganá, despachado em novembro de 2016 à Câmara Municipal de Barretos, é explicado que “a instituição estava na dependência de providências a serem adotadas pela prefeitura para dar continuidade ao processo que se arrasta desde 2013”. Como não houve evolução por parte do Executivo, o projeto de instalação ou construção da Fatec foi cancelado.


Em Avaré, as tratativas vêm se arrastando desde que a Etec Fausto Mazzola foi instalada em 2006. De lá para cá, a escola foi crescendo e o sonho de instalação de uma Fatec foi ganhando vulto, mobilizando a Câmara Municipal, a Prefeitura e o Centro Paula Souza. Já em 2013, durante a gestão do prefeito Poio Novaes, a coordenação do Centro Paula Souza esteve na cidade para analisar as alternativas de áreas disponibilizadas pela Prefeitura, e um terreno localizado no Bairro do Camargo foi o escolhido considerando a facilidade de acesso à Rodovia João Mellão (SP-255) e das dimensões da área. 


No atual governo de Jô Silvestre, que já dura 19 meses, até agora nada foi cogitado por parte do Executivo e nem tão pouco pelos vereadores da base, que em momento algum se pronunciaram em prol da Fatec.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium