Quinta, 20 de setembro de 2018
19 99746-0072
Cultura

22/03/2018 ás 13h20

203

A Estância

Avaré / SP

Reunião entre educadores vai preparar agenda do Ano do Escultor Fausto Mazzola
Nesta sexta, às 10h, no Centro Cultural
Reunião entre educadores vai preparar agenda do Ano do Escultor Fausto Mazzola


Avaré está celebrando em 2018 o centenário de nascimento do escultor Fausto Mazzola, autor das principais obras de arte que marcam o cenário urbano. Para organizar a comemoração um grupo de educadores, convidados pela Secretaria Municipal da Cultura, participa nesta sexta-feira, 23, às 10 horas, de reunião na qual será definida a agenda de eventos para estimular, entre os estudantes, pesquisas sobre a vida e a obra do artista plástico.


 


Recentemente, por meio de lei, o prefeito Jô Silvestre instituiu o Ano do Escultor Fausto Mazzola, que prevê que este será o tema do desfile festivo do aniversário da cidade, em setembro. “Vamos pedir o apoio dos dirigentes de ensino e dos nossos artistas atuais para comemorar os 100 anos do professor Mazzola espalhando o gosto pela arte para toda a população”, afirmou o secretário da Cultura, Diego Beraldo.


 


O encontro desta sexta será aberto com uma exposição biográfica do escultor, através de imagens selecionadas pelo pesquisador Gesiel Júnior. Em seguida, os participantes poderão sugerir a realização de eventos para motivar o interesse dos alunos das escolas locais sobre o trabalho artístico de Mazzola.


 


Paulistano de ascendência italiana, Fausto Mazzola (1918-2004) trabalhou em Avaré, entre os anos de 1958 e 1962, quando dirigiu o Colégio Artesanal Jânio Quadros (embrião da atual Escola Estadual Paulo Novaes). No período, graciosamente ele confeccionou esculturas, bustões e medalhões na cidade, dentre os quais os monumentos O Desbravador e Relógio de Sol, no centro histórico, o pedestal do Pracinha e a Fonte das Artes, no Largo São João. Também são de sua autoria os bustos do monsenhor Celso Ferreira, do coronel João Cruz e do governador Abreu Sodré.





 


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium