Quinta, 20 de setembro de 2018
19 99746-0072
Cultura

16/03/2018 ás 13h43

493

A Estância

Avaré / SP

Avaré recebe o circuito cpfl parklet musical na próxima semana
Projeto com apresentações gratuitas em um palco inusitado: o 1º parklet móvel da América Latina é uma atração da programação que comemora os 15 anos do Instituto CPFL
Avaré recebe o circuito cpfl parklet musical na próxima semana
Parklet em Araraquara dia 10 de março

O Instituto CPFL e a Aurora Documenta apresentam o circuito cpfl parklet musical,  uma série de shows de bandas independentes em cima do 1º Parklet Móvel da América Latina, que circulará por 33 cidades do interior do Estado de São Paulo – como Campinas, Jundiaí, Itu, Sorocaba, Avaré, Águas de Santa Bárbara, Piraju e Ourinhos – entre 28 de fevereiro e 29 de abril de 2018.  O projeto, incentivado pelo ProAC, é uma das atrações da comemoração aos 15 anos do Instituto CPFL (as demais atrações poderão ser conferidas, em breve, no site institutocpfl.org.br).


Após a passagem por Matão (14/3), Bauru (16/3), Jaú (17/3) e Barra Bonita (18/3), na terceira semana do projeto, o circuito segue para Avaré, Águas de Santa Bárbara, Piraju e Ourinhos. No dia 22 de março (quinta-feira), a partir das 18h30, o Quarteto John Brass se apresenta em Avaré, na Av. Pref. Paulo Novaes, 526 (centro). Fred Correa, Luiz Scudeler, João Arruda e Lucas Alves exploram os sons do piano, do violino, do trompete, do trombone e do Cajon para tocar grandes clássicos da MPB, rock pop e músicas instrumentais. Para o show do circuito cpfl parklet musical, o grupo preparou um repertório com Djavan, Erasmo Carlos, Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Tim Maia, Lulu Santos, Katy Perry, Ed Sheeran, entre outros.   


Em Águas de Santa Bárbara, no dia 23 de março (sexta-feira), o Trio Naturê se apresenta no Balneário Mizael Marques Sobrinho a partir das 18h30. Thâmara Nascimento, Jorge Futata e Flora Campos selecionaram músicas de Tom Jobim, Pixinguinha, Vinícius de Moraes, Baden Powell, Astor Piazzola, Cole Porter, entre outros.  


No dia 24 de março (sábado), o Quarteto Pererê faz show na cidade Piraju, a partir das 18h30 na Praça Benedito Silveira de Camargo (Brasilinha). David Fernando Gomes Filho (violão), Maria Eugênia Sartori Magnoni (flauta transversal), Daniele Montuleze (voz) e Bruno Bueno Machado  (bateria e percussão) tocam clássicos de Chico Buarque, Noel Rosa, Cartola, João Bosco, entre outros.


A quarta semana do projeto se encerra na cidade de Ourinhos com show do Trio Mistura Fina no dia 25 de março (domingo). A banda se apresenta em frente à Secretaria de Cultura (Avenida Rodrigues Alves, 170, centro) a partir das 16h30 com músicas de Kid Abelha, Gilberto Gil, Zé Ramalho, Jorge Ben, Tim Maia, entre outros.


O Circuito


Com a missão de democratizar o acesso à cultura e fomentar produções de artistas locais, o projeto realiza mais de 35 apresentações gratuitas de diferentes gêneros musicais, cada uma em um município e com um grupo diferente. Ao final desses dois meses, a carreta terá percorrido mais de 2.500 km.


A ideia é incentivar a convivência dos moradores dessas cidades no espaço público, apresentando novas opções de lazer e contribuindo para sua formação cultural. A iniciativa valorizará sobretudo a música brasileira, com um repertório que pode ir do Instrumental ao Popular.


“Queremos aproveitar a rua como um espaço democrático e inserir mais arte no cotidiano dessas populações. Por isso, escolhemos lugares com poucos equipamentos culturais e uma boa circulação de pessoas para estacionar nosso parklet móvel”, conta Assahi Lima, diretora do projeto.  Como as praças já são conhecidos lugares de convivência, o parklet será estacionado de frente para as calçadas. Dessa forma, é possível surpreender e cativar quem estiver próximo ao local do evento.


O parklet móvel é uma novidade da Soul Urbanismo. Ele funcionará como um palco e será equipado com bancos, floreiras, mesas e/ou cadeiras para que as pessoas possam ocupar uma área originalmente destinada aos automóveis. Aliando funcionalidade e sustentabilidade, o espaço também terá um sistema de captação de água pluvial para autoirrigação de sua vegetação; painéis de energia fotovoltaica para alimentar tomadas, entradas USB e iluminação de LED; paraciclo; bomba de ar para calibrar pneu de bicicleta; lixeira e paradog.


A carreta se adapta ao nível de cada calçada por meio de um sistema de suspensão a ar. Enquanto estiver estacionado nas cidades, antes e depois dos shows, a praça sobre rodas estará disponível para o uso livre da população.


Segundo o diretor do Instituto CPFL, Mário Mazzilli, a iniciativa é parte da estratégia de integrar os programas culturais, esportivos e as ações sociais do Grupo CPFL em uma única rede de conhecimento. O ano de 2018 representa um marco da expansão desta rede, com iniciativas em mais de 120 municípios de seis estados, alcançando um público presencial estimado de 60 mil pessoas.


“O Instituto CPFL reforça, em 2018, o seu compromisso em contribuir com o desenvolvimento das comunidades por meio das interações da empresa com a sociedade. Com o Parklet Musical, uma espécie de praça sobre rodas que ocupará áreas originalmente destinadas a automóveis, levamos a diversas cidades não apenas uma atração cultural, mas uma nova ideia de uso do espaço público de maneira sustentável, aberta e democrática”, afirma.


O projeto circuito cpfl parklet musical será viabilizado com incentivo do Governo do Estado de São Paulo por meio do ProAC ICMS, com patrocínio do Instituto CPFL. A produção executiva é assinada pela Colchete Projetos Culturais, e a iniciativa ainda conta com a parceria da Soul Urbanismo.


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium