Quarta, 14 de novembro de 2018
19 99746-0072
Geral

13/03/2018 ás 13h58 - atualizada em 13/03/2018 ás 14h51

689

A Estância

Avaré / SP

Cidades sustentáveis – Avaré nossa bela cidade, mas desprovida de arborização urbana.
Dentro do projeto de cidades sustentáveis esta inserida nesse contexto a arborização urbana!
Cidades sustentáveis – Avaré nossa bela cidade, mas desprovida de arborização urbana.
Ilustração:Xavier-Xavi

As mais belas e arejadas cidades brasileiras, país tropical, quente, em muitos lugares quente úmido em outros quente seco, prescinde a necessidade de muita arborização urbana, essas belas cidades são arborizadas, a arborização torna nossas urbes mais agradáveis de viver, mais floridas, mais frescas, mais arejadas, com mais vida, com mais pássaros!


As cidades civilizadas pelo mundo afora são muito arborizadas, com belas áreas verdes, belos parques e jardins floridos! Muitas vezes em trechos urbanos que passam rios e córregos são plantadas árvores e gramados para evitar o assoreamento e também podendo ser aproveitados como áreas de lazer, entretenimento e atividades físicas!


Nossa amada e querida Avaré é muito carente de arborização em suas calçadas e vias públicas, bem como em seus muitos jardins espalhados pela cidade, observo que alguns não têm nenhum árvore e muitos estão na verdade abandonados! Precisamos de jardins e avenidas com muitas árvores e muitas flores, para fazermos jus ao nosso slogan “cidade jardim”.


Passa-me às vezes a impressão que o avareense em sua grande parte não gosta de árvore, porque as poucas existentes são cortadas sem dó nem piedade, muitas vezes com desculpas esfarrapadas que estão quebrando calçadas, derrubando muitas folhas, atrapalhando uma fachada de loja ou casa e muitas outras desculpas e com isso muitas são ceifadas sem critérios nenhum e na maioria das vezes nem são replantadas!


É claro que na nossa cidade através dos anos por inexperiência do poder público ou mesmo de algum morador foram plantadas árvores de grande porte e inadequadas para calçadas e áreas verdes, mas isso não justifica a ausência de plantio de árvores, entre as quais cito algumas – Ipê (árvore símbolo de Avaré), jacarandá mimoso, resedá, manacá da serra, alfeneiro, murta e muitas outras além de algumas frutíferas, porque não?


O nosso poder público através de sua secretaria competente passa-me a impressão não ter a mínima vontade ou capacidade técnica e operacional de resolver esse problema de arborização, não vejo nenhum projeto sério nesse sentindo envolvendo a comunidade através de associações de moradores, de classes, colégios, igrejas etc.


Também dos moradores e comerciantes não vejo nenhuma atitude séria nesse sentido, mas todos reclamam do calor insuportável, do calor imenso na cidade andando a pé, de bike, de carro ou de moto. Quando precisa estacionar todos procuram a sombra de uma inexistente árvore. E convenhamos, além de trazer frescor, ás arvores embelezam qualquer cidade!


E a nossa sendo turística, pelo menos no papel, com uma politica séria de arborização envolvendo o poder público e a comunidade, poderia ter esse atrativo a mais para nossos moradores e visitantes, uma cidade totalmente e realmente uma “cidade jardim”.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Coluna do Fausto Melo

Coluna do Fausto Melo

Blog/coluna
Temas variados
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium