Quarta, 19 de setembro de 2018
19 99746-0072
Brasil

12/03/2018 ás 16h52

342

A Estância

Avaré / SP

Avaré cai em ranking de excelência do turismo
O motivo da alteração de categoria é a dinâmica do desempenho da economia do turismo no município.
Avaré cai em ranking de excelência do turismo

Avaré agora é um dos municípios classificados na categoria C entre as cidades paulistas que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro elaborado pelo Ministério do Turismo. A atualização da categorização foi divulgada em fevereiro e mostra a mudança de categoria da estância em relação à última avaliação, feita em 2015, quando Avaré integrava a categoria B.


O motivo da alteração de categoria (para baixo ou para cima) é a dinâmica do desempenho da economia do turismo nos municípios, seja pelo aumento ou redução do seu fluxo turístico, da oferta de hospedagem ou pelo encolhimento ou expansão da mão-de-obra ou infraestrutura ligada ao setor.


 


Com a atualização, o Ministério do Turismo tem condições de trabalhar na criação de políticas públicas e destinação de investimentos de acordo com características peculiares de oferta e demanda de cada destino. E isso é bom para o turista, para o destino e para o governo, que pode investir com maior precisão e priorização de demandas, de acordo com o perfil e vocação turística de cada município.


 


A partir de quatro variáveis de desempenho econômico – número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais – os municípios foram divididos por letras, que vão de A à E. De acordo com a nova classificação do ministério, houve crescimento da atuação do turismo em 358 municípios.


Sobe e desce


A nova categorização mostra também que 189 cidades subiram da categoria E para D, tornando-as aptas a receber recursos federais para promoção de eventos. Segundo portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre A e D podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. Ainda de acordo com a portaria, apenas 82 cidades ficarão de fora da lista de pleitos do MTur por descer de categoria, uma vez que deixaram a categoria D e passaram para E.


O estado de São Paulo tem 432 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro: 10 na categoria A; 35 na B; 93 na C; 244 na D e 50 na E. 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium