Segunda, 18 de junho de 2018
19 99746-0072
Geral

05/03/2018 ás 14h02 - atualizada em 05/03/2018 ás 14h27

548

A Estância

Avaré / SP

Avaré cidade sustentável?
Obras necessárias para nossa cidade, Estância Turística, futura cidade sustentável.
Avaré cidade sustentável?

Começo meu artigo expondo o que é cidade sustentável:


Aglomerado urbano onde se praticam ações eficazes de proteção ao meio ambiente e deixar como herança as gerações futuras e nossos descendentes um local agradável, saudável e com qualidade de vida.


As cidades sustentáveis tomam medidas para evitar a utilização inadequada dos imóveis urbanos, o gerenciamento do solo, uso excessivo e inadequados com relação a infraestrutura urbana, deterioração de áreas urbanizadas, poluição e degradação ambiental.


Outra preocupação é fazer com que a população faça um uso racional dos recursos naturais de água e energia, procurando sempre usar materiais renováveis. Procurar criar espaços de multiusos para evitar desperdícios, incentivar transportes alternativos, procurar fazer projetos residenciais, comerciais, industriais e prédios públicos que aproveitem aos máximos recursos naturais racionais, como fontes de energias alternativas, uso adequado da agua e reuso se for o caso, aproveitamento das aguas das chuvas, transformar resíduos da coleta de lixo orgânico em insumos para agricultura. Uma gama de atividades humanas visando o nosso bem-estar e a preservação do planeta e seus recursos naturais, bem como das espécies que nele existem.


Dentro deste contexto a construção de ciclo vias na cidade de Avaré, tanto no perímetro urbano quanto na zona rural do município, faz parte do programa de transportes alternativos das cidades sustentáveis.


As grandes metrópoles mundiais, grandes e médias cidades brasileiras já implantaram este tipo de alternativa para lazer e transporte de pessoas, que não poluem o ar, ao mesmo tempo fazendo que seus usuários tenham atividades físicas ao ar livre, bem como para uso de competições esportivas.


Dentro do projeto inserido no plano de governo, na pasta da Secretaria de Meio Ambiente, de um dos pré-candidatos à prefeitura de Avaré, amigo meu, serão construídas várias ciclo vias dentro do perímetro urbano, bem como uma ligando a cidade ao bairro Costa Azul, às margens da represa do Jurumirim.


É importante frisar que são ciclo vias e não ciclo faixas. As ciclovias são construídas em locais específicos, separadas dos leitos carroçáveis de ruas ou avenidas, bem como de rodovias, com isto trazendo segurança aos usuários, com projeto elaborado para tal fim e levando em conta as características de cada terreno ou relevo. A ciclo faixas, como foi feita em São Paulo e em algumas cidades são simples faixas pintadas em cores diferenciadas no leito carroçável das ruas sem nenhuma segurança para seus usuários.


Estas vias serão utilizadas pelos nossos trabalhadores, pelos esportistas e pelas pessoas que utilizam as bikes como lazer e diversão. As vias também poderão ser utilizadas para caminhadas e corridas.


Para este empreendimento se buscará verbas do DADE, de parcerias públicas privadas PPPs, recursos próprios e fundos perdidos do governo federal.


Serão várias ciclo vias, como um anel viário, evitando o centro comercial, inviável e de ruas estreitas, mas ligando, por exemplo, desde o aeroporto, passando pelo jardim paineiras até os bairros de Bom Sucesso, Tropical, Paraíso, Plimec. Outra via ligando até os bairros Brabância, Parque Jurumirim, Vila Operária, Vila Jardim.


Mais uma via seria construída saindo da Avenida Gilberto Filgueiras esquina com AV. Misael Eufrásio Leal subindo pelas antigas Avenidas Itália, Avenida Espanha, chegando no bairro Vera Cruz, descendo pela ligação deste bairro até o bairro Ipiranga e chegando até o horto florestal. Um cruzamento desta ciclo via sairia da avenida Italia, seguindo para os bairros Santa Monica, Presidencial, São Rogerio, Duilio Gambini chegando até o Avaré Golf Club.


E uma importante ciclo via turística, ligando nossa cidade até nosso cartão postal, a Represa do Jurumirim, chegando até o bairro Costa Azul Camping.


Obras necessárias para nossa cidade Estância Turística, futura cidade sustentável.


Em outros artigos explanaremos mais sobre projetos que irão sobre maneira beneficiar nossa cidade através de ações relacionadas à pasta de meio ambiente.


 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Coluna do Fausto Melo

Coluna do Fausto Melo

Blog/coluna
Temas variados
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium