Quarta, 17 de outubro de 2018
19 99746-0072
Geral

27/02/2018 ás 13h35 - atualizada em 27/02/2018 ás 15h09

1.771

A Estância

Avaré / SP

Avaré, estância turística sem atrativos para turistas
Turismo em Avaré
Avaré, estância turística sem atrativos para turistas

Avaré ostenta o título de Estância, tem potencial imenso para atrair turismo e turistas, mas na verdade pouco oferece para os habitantes e pouco para os de fora, que ouvem falar de nossa cidade e suas belezas naturais.


Cidade pouco industrializada, que tem seu ponto forte no comercio e na prestação de serviços, sendo polo regional! Mas no seu carro chefe, o turismo muito pouco tem a oferecer, embora tenha umas das mais lindas represas do Estado de São Paulo, além das belezas naturais dentro de seu município, onde temos santuários ecológicos, rios e corredeiras, cachoeiras e cascatas, além de belos cânions! Tem potencial para todos os gostos, mas infelizmente pouco ou quase nada explorado.


Temos somente atividades turísticas pontuais, como alguns eventos na represa, carnaval, as feiras de animais, ABQM e festas típicas locais, principalmente as juninas! Até nas festas juninas a meu ver padece de uma falta de expansão das mesmas, fazer eventos maiores, com mais atrativos, espetáculos de danças típicas, e muita comilança típica, envolvendo as escolas e associações de bairros e de classes, diria mais, deveriam copiar a festas juninas do nordeste brasileiro, que são primorosas e atraem turistas!


Na cidade temos o Cristo, lugar bonito e pouco explorado para o turismo, poderia ali naquele espaço enorme ter feiras de artesanatos, uma feira tipo a “da Lua”, mas com mais atrativos musicais e danças envolvendo a juventude por exemplo!


No horto florestal outro local lindo dentro da cidade, também pouco explorado e pouco aproveitado, onde poderia ter atividades esportivas, caminhadas monitoradas para as diversas faixas etárias, feiras de artesãos e de comidas e doces típicos, de flores e de jardinagem, bem como construir dentro do horto, margeando o lago, um belo restaurante típico e de comidas típicas!


Dentro de o perímetro urbano construir as Ecovias para o nosso povo poder pedalar a lazer ou a trabalho, e mesmo também local para caminhadas.


Para isso poderia ser aproveitado os canteiros centrais das avenidas mais largas e algumas estradas rurais que levem até pontos turísticos existentes próximos a cidade, como nascentes e pequenas propriedades produtivas!


E no centro da cidade, o centro comercial, excelente ideia seria construir um” shopping a céu aberto”, um belo boleuvard com arborização apropriada, bancos e floreiras, indo do largo São João, passando pelo largo do Mercado e terminando na Largo da Matriz.


Um local que ficaria lindo e atrairia os avareenses e turistas, incrementando ainda mais o comércio (me falaram, mas não acreditei, que os comerciantes e a ACIA seriam contra, penso que eles não possuem essa mentalidade tacanha e atrasada, pois só melhoraria o aspecto central da cidade e aumentaria as vendas sem dúvida alguma).


O lindo Mercadão central poderia ser um polo gastronômico e o entorno reservado para encontros das pessoas e eventos musicais!


Não deixar também de investir na melhoria visual e no leito carroçável e calçadas para pedestres na Rua Félix Fagundes, grande via de comércio popular na cidade! Na orla da represa atrair turísticas com mais atividades esportivas na areia e nas águas abundantes.


Estudar a viabilidade de colocar navios para passeios turísticos como em Barra Bonita, cidade que sabe explorar esse potencial muito bem, poderia o poder público fazer um estágio lá para aprender! Temos uma região linda para ser explorada pelos turistas andando nesses navios, várias opções de passeios! Aproveitar o Costa Azul e fazer daquela avenida da orla, um local efetivo de lazer para os turistas, com quiosques de artesanatos e lembranças, fazer praças de alimentação decente para os que vêm buscar atividades de lazer nesse local. Fazer daquele local um shopping ecológico a céu aberto!


Que delicia seria no final de tarde ou mesmo a noite, com boa iluminação você pode caminhar, correr ou pedalar, bater papo, tomar uma cervejinha num local agradável!


No turismo rural projetos de andanças a cavalo ou de bike e outros eventos, aproveitando nossas belas paisagens, nossos rios e cachoeiras, além de esportes que envolvam o montanhismo, pois temos locais apropriados para saltos de parapente, asa delta e outros!


Enfim, falta vontade política e vontade realmente de trabalhar focado nessa indústria não poluidora da qual temos potencial imenso, mas é subaproveitado!


 Vamos arregaçar as mangas gestores avareenses!

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Coluna do Fausto Melo

Coluna do Fausto Melo

Blog/coluna
Temas variados
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium