domingo, 21 de janeiro de 201821/1/2018
14-9 97904590
Proeste Avaré
CULTURA
Instituto CCR e CCR SPVias apresentam Teatro a Bordo em Itaí
Teatro a Bordo estaciona em Itaí nos dias 10 e 11 de novembro
A Estância Avaré - SP
Postada em 09/11/2017 ás 13h18
Instituto CCR e CCR SPVias apresentam Teatro a Bordo em Itaí

Nessa sexta-feira, dia 10, e sábado, 11 de novembro, o Instituto CCR e a CCR SPVias, empresa fiscalizada pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) levarão para Itaí o projeto “Teatro a Bordo”,  primeiro teatro móvel solar do Brasil, que é realizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.


Durante os espetáculos, o Teatro a Bordo realizará atividades gratuitas, como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais.


Inspirados nas trupes da commedia dell'arte que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias. Aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza desde 2015 a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico projetado para a captação solar no teto do seu contêiner-palco.


No mês de novembro as cidades de Itapetininga (dias 17 e 18) e Cesário Lange  (dias 20 e 21) também receberão a caravana de apresentações.


 


Programação


O Teatro a Bordo oferece programação diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.


 As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.


 


Parceiros


O projeto Teatro a Bordo - De Sol a Sol é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, com o patrocínio da CCR SPVias, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, em uma realização da BERTHI Produção e Arte e apoio local das Prefeituras Municipais. O Instituto CCR é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 2014, com o objetivo de estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pelo Grupo CCR, por meio de suas concessionárias.


 


PROGRAMAÇÃO (GRATUITA)


Local: Praça da Bíblia (em frente ao laguinho da Capitão Cesário)


 


10 DE NOVEMBRO | sexta-feira (Chegança dos artistas)


9h às 16h30 - Cortejo de chegança dos artistas nas escolas


15h às 16h30 - Oficina "Confecção de bonecos brincantes” na Praça


 


11 DE NOVEMBRO | sábado (Apresentações na Praça)


11h Cortejo de chegança dos artistas na Praça


16h Oficina "Confecção de bonecos brincantes”


17h Circo “Sessão solene” (intervenção de palhaços)


18h Vídeo 


19h Apresentações dos artistas da cidade


19h30 Teatro “De sol a sol”


 


Sinopses:


CORTEJO DE CHEGANÇA 


A Caravana Teatro a Bordo se reúne na praça da cidade com sua trupe de artistas e faz um cortejo pelas escolas e ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.


 


BONECOS BRINCANTES


Oficina Educativa. Duração de 90min.


De maneira descontraída e para todos os públicos, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina.


 


SESSÃO SOLene


Circo. Duração de 45min.


Um apresentador e dois palhaços fazem uma Sessão SOLene de abertura brincando com o público e contemplando o pôr do sol.


 


DE SOL A SOL


Espetáculo de teatro. Duração de 60min. Com Grupo Teatro Aberto.


Em um misto de ficção e realidade, De Sol a Sol conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares. 


 


 


Informações sobre o projeto: www.teatroabordo.com.br

tags:
• Itaí
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
139
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium