Sábado, 20 de outubro de 2018
19 99746-0072
Especiais

25/10/2017 ás 15h34

1.424

A Estância

Avaré / SP

Avaré irá sediar jogos universitários durante o feriado de Finados
18º edição do BIFE, popular inter que reúne 11 institutos da USP
Avaré irá sediar jogos universitários durante o feriado de Finados

A 18º edição do BIFE, popular inter que reúne 11 institutos da USP, acontecerá em Avaré, no interior de São Paulo, durante o feriado de Finados. O torneio, fundado em 1999, costumava reunir grande parte dos participantes em um alojamento único. Este ano, as faculdades se dividirão entre diferentes escolas — algumas ocupando o espaço sozinhas e outras ainda compartilhando-o.


“Diferentemente do que se pensa, o alojamento único não é uma regra do BIFE”, comenta Rafael Oliveira, representante da Comissão Organizadora da competição. “Nos últimos dois anos, todas as faculdades, menos a ECA, ficaram, sim juntas. No entanto, em edições anteriores era comum existirem alojamentos separados.”


Segundo a organização, isso acontece por conta da cidade que receberá os jogos. Em Avaré, por exemplo, não existe um local que comporte a hospedagem de cerca de 2000 estudantes, todos juntos. Por outro lado, o lugar oferece uma série de escolas capazes de alocar uma quantia menor de universitários.


As três faculdades responsáveis por levarem mais alunos aos jogos ficarão sozinhas nos alojamentos, são elas: FFLCH, ECA e FAU. O Instituto de Química dividirá uma escola com o ICBIO (união das atléticas de Biologia, Biomédicas e Oceanografia); o IME ficará em um mesmo local que a Pedagogia e a Fofito. Não existem informações confirmadas sobre os alojamentos dos Institutos de Física, Veterinária e Geociências.


A grande reclamação perante a separação das escolas é a atenuação da integração entre os Institutos.


O BIFE já começou


Mesmo com a competição marcada para o feriado, algumas modalidades iniciam suas disputas aqui mesmo na capital. Neste último fim de semana, 21 de outubro, o CEPEUSP recebeu o Rugby, nas categorias masculina e feminina. Durante todo o sábado, alunos e alunas rivalizaram pela posse da bola oval e o título no esporte mais recente do torneio. Entre os homens, a Física sagrou-se campeã; nas mulheres, a vencedora foi a FFLCH.


No próximo domingo, dia 29, é a vez do Atletismo descobrir quem será o campeão do BIFE na modalidade. Das 8 às 17h, saltos, lançamentos e corridas tomaram conta da pista do CEPEUSP. Segundo a organização, a infraestrutura do Centro de Práticas Esportivas do Campus Butantã é extremamente completa, pesando bastante na hora de optar pela capital como sede do esporte.


Para Avaré, ficam reservadas mais 11 modalidades: Futebol de Campo, Futsal, Vôlei, Handebol, Basquete, Natação, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Xadrez, Jiu Jitsu e Judô — com exceção do Jiu Jitsu, todas nas categorias masculinas e femininas.


ECA é desclassificada no Rugby Feminino


Mesmo com duas vitórias e a vaga para semifinal garantida, o time de Rugby Feminino da ECA foi desqualificado do BIFE 2017 por conta de um atraso na entrega da segunda lista de atletas à tesouraria. A Comissão Organizadora da ECA — em nota de repúdio emitida em sua página oficial —  reconheceu o erro, entretanto, considerou a punição exagerada e apontou medidas que poderiam ser tomadas pelos responsáveis do torneio a fim de evitar tais problemas.

FONTE: Jornal do Campus

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium