Sábado, 16 de dezembro de 201716/12/2017
14-9 97904590
Eduvale
ESPORTES
O Jockey Clube de Avaré
Dash for Cash Jr e Galants Jags Hope, grandes ícones, para citar alguns, fizeram sua estreia em Avaré
A Estância Avaré - SP
Postada em 07/10/2017 ás 14h24 - atualizada em 07/10/2017 ás 14h35
O Jockey Clube de Avaré

Uma das premiações de corridas no JCA em 1981

As corridas de cavalos, segundo historiadores, têm mais de 300 anos no mundo, tendo chegado ao Brasil no século 19. São clássicas e, muitas pessoas, quando se fala em cavalo, pensam logo nas disputas dos jóqueis nos hipódromos. É também a modalidade mais retratada no cinema, o que ajuda um pouco a popularizar.


Instalado em Avaré há 36 anos, desde 1981, o Jockey Clube da cidade, foi o local de grandes corridas, inclusive, foi lá que estrearam nas pistas nomes como Dash for Cash Jr e Galants Jags Hope. “Em 1983, por problemas políticos locais, as corridas do Quarto de Milha mudaram-se para Jaú, no Jockey Clube da família Atalla. As atividades do Jockey de Avaré se encerraram e toda sua estrutura foi desmontada”, lembra Joca Calfat. Ele foi um dos responsáveis, junto com outros entusiastas, pela retomada do local, em 2011.


Fizeram todo o projeto e o maior desafio era conseguir a área para ser construído o novo Jockey. “Conseguimos uma área com a Prefeitura, anexa ao Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em comodato. Partimos então para a arrecadação de fundos visando a construção da pista, sede e toda a estrutura. Não deu muito certo, mas resolvi fazer assim mesmo. Nós aqui do Haras Carrera acreditamos no projeto e fizemos todo o investimento necessário para que reerguêssemos o Jockey de Avaré”.


Avaré já é a capital do cavalo,  são realizados os três maiores eventos da ABQM, nada mais justo essa retomada do Jockey, levando de volta para a cidade as clássicas carreiras com os cavalos mais rápidos do mundo. Foi em agosto de 2012 que aconteceu a reinauguração, em uma área total de seis mil metros quadrados, com a realização do GP Mega Speed, na distância dos 320 metros.


A premiação ofertada foi de R$ 50 mil, sendo uma moto ‘zero’ km para o treinador vencedor. Contando com as presenças ilustres dos que estiveram na primeira inauguração, em 1981, Imperatrix foi a grande campeã. Também foi realizado o GP Cidade de Avaré (320 metros), que teve vitória de Idílio Gold. De lá para cá, todo ano, no inicio de dezembro, é realizado o GP Avaré Fututity. Outros páreos também são ou já foram realizados, como o GP Haras Carrera.


“Estamos tentando, agora, receber em doação pela Prefeitura o terreno onde estamos por comodato. Ao tentarmos homologar o JCA junto ao Ministério da Agricultura, esbarramos com uma Lei Federal que exige para homologação que a área onde se situa o Jockey seja de propriedade daquele centro de corridas. Sem essa homologação não se pode realizar apostas, tampouco realizar corridas oficiais. Então, nosso objetivo é homologar para que possamos em parceria com a ABQM, realizar corridas concomitantemente com as provas funcionais, três vezes por ano, nos eventos oficiais. “


Para o encerramento desta temporada, está marcado o Avaré Horse Show, lá no JCA, de 30 de novembro a 3 de dezembro.


Por Luciana Omena

FONTE: POR REDAÇÃO CAVALUS
tags:
• Avaré
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
276
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium