Quarta, 22 de novembro de 201722/11/2017
14-9 97904590
Eduvale
POLÍCIA
Moradores de Avaré criam projeto Vizinhança Solidária contra violência
Comunidade no Residencial Porto Seguro se uniu para se proteger dos criminosos. Vizinhos se ajudam por meio de grupos no celular e câmeras de segurança.
A Estância Avaré - SP
Postada em 08/07/2017 ás 16h58 - atualizada em 10/07/2017 ás 18h09
Moradores de Avaré criam projeto Vizinhança Solidária contra violência

Os moradores colocarão placas pelos bairro que avisam aos ladrões que a área está sendo vigiada

Numa ação pioneira no município de Avaré (SP), moradores do Residencial Porto Seguro, criaram o projeto Vizinhança Solidária, que começou a funcionar nesta semana.


Segundo a Gerente Comercial Solange Corelas Antuja, o projeto foi criado após reuniões com a Polícia Militar. Agora, cada vizinho ajuda a cuidar da segurança da casa do outro e a comunicação entre eles é feita por grupos pelo aplicativo WhatsApp. Você toma conta da minha casa, eu tomo conta da sua quando você não pode e a gente usa a tecnologia para se comunicar, explica Solange.


Com a criação do grupo, os moradores colocarão placas pelo bairro que avisam aos ladrões que a área está sendo vigiada pela vizinhança solidária.


A analista Cristina de Oliveira conta que trabalha o dia todo e só volta pra casa no período da noite. Com medo, antes ela ligava para o marido para avisar que estava entrando no bairro. Contudo, com a iniciativa dos vizinhos de criar o grupo de vigilância, ela afirma que não tem mais a sensação de insegurança.


A Vizinhança Solidária já rendeu bons resultados. Alguns moradores ajudaram a melhorar o projeto pois já possuem câmeras de segurança que monitoram grande parte das ruas do bairro. Algumas delas conseguem filmar até mesmo a placa dos carros. Tudo pode ser acessado por uma central instalada em televisões e pelo computador. E ainda com as gravações ajuda a PM a localizar suspeitos que transitaram pelo bairro.


Reinvindicações


Com esta proximidade, os moradores foram além. Resolveram propor ações de melhorias junto aos governantes municipais para o bairro.


 


Em um abaixo assinado eles reivindicam substituição da iluminação ineficiente, sinalização das vias, colocação de placas de trânsito, recapeamento asfáltico de algumas ruas, roçada do mato alto em áreas públicas e outros.


Os documentos, após a coleta das assinaturas, deverão ser protocolados na Câmara e na Prefeitura Municipal para as providências.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

Vanessa Sartorato Ribeirão Preto - SP 08/07/2017

Parabéns Solange Corelas Antuja pela iniciativa, são pessoas como você que fazem a diferença.

imprimir
4.051
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium